Já que o mundo, com a sua sabedoria, não reconheceu a Deus na sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura de sua mensagem.

I corintios 1,21

UM POUCO DA HISTORIA

O GRUPO DE TEATRO TRIBOS DE SÃO MIGUEL surgiu em 18 de AGOSTO do ano de 2005, na PARÓQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO em Samambaia Norte-DF. Sendo seus fundadores Danúbia Fiqueiredo (R.D.D), Elisiana Rodrigues, Lauro Anderson (R.D.D), Nailson Artur, Tainá Nunes e Rui Apoliano (R.D.D). Com o anseio de evangelização diferente, usando-se das artes cênicas, o grupo tem como objetivo principal viver o evangelho de Jesus em todos os seus aspectos. Tem como linguagem jovem a sua maior particularidade.O nome TRIBOS DE SÃO MIGUEL vem da junção entre o nome TRIBOS (que, por sugestão do Nailson seria uma forma de “salientar” a curiosidade das pessoas) e a homenagem a SÃO MIGUEL ARCANJO (sugestão da Danúbia pela intercessão de SÃO MIGUEL feita através de novenas para a criação do grupo)

Ainda em 18 de agosto de 2005 foi eleita a coordenação do grupo, sendo eleitas Danúbia, Taina e Elisiana para os cargos de coordenadora, vice e secretaria; por sugestão da Danubia, foi pedido que a coordenação fosse composta pelos fundadores em um periodo de seis meses, aí sim passado esse periodo se seguiria então a primeira eleição de fato para a escolha da coordenação do grupo; mas passados esses seis meses, por uma serie de motivos, quatro coordenadores deixaram o grupo, restando apenas dois, Lauro e o Rui, assumindo assim uma coordenação provisória que permaneceu durante um ano e meio.


A primeira eleição de fato se deu no ano de 2007, sendo eleitos Lauro, Salene e Aline Brandão, durando essa coordenação até o ano de 2009, onde nessa eleição de 2009 foram eleitos para a coordenação Wallan, Mayara e Lukas para o exercicio da função até o ano de 2009, na eleição de 2011 foram eleitos Wallan, Leonardo e Lukas, quando foram adicionados a coordenação o Kai e a Diana para os cargos de vice e secretario. Em 2013, foi eleito Kai para a coordenação, trazendo contigo Ranielle como secretaria e uma coordenação provisoriamente sem vice.


Em aspectos de trabalhos, em meio a muitas apresentações na Paróquia São José, nossa paróquia mãe, realizamos várias apresentações em outras paróquias, instituições e até mesmo em igrejas irmãs evangélicas.


Apresentação em conjunto com grupo jovem da cidade do Recanto das Emas, fizemos no Hallel de Brasilia para Congresso Eucarístico.


Na visita do Papa Papa Bento XVI ocorrida em São Paulo, tivemos nossa vice coordenadora na época, Salene Brandão nos representando nessa visita.


A primeira viagem do GTTSM ocorreu em 2009 para uma apresentação no Girassol, estado do Goias; a segunda viagem ainda em 2009 foi para a missão de aplicar oficinas teatrais e fomos para Unaí em Minas Gerais, foram nessa missão, Wallan, Mayara, Leonardo, Silvestre e Lauro; a terceira viagem foi a participação em 2011 do festival de teatro Sacro CristoArte em São Paulo, com o espetáculo Acorde Para Sonhar, trazendo na bagagem dois prêmios e muitos amigos.


Em 2008 fizemos nosso primeiro espetáculo teatral "E É NATAL", em 2009 nosso segundo espetáculo teatral "UMA SEGUNDA CHANCE", em 2010 nosso terceiro espetáculo "ACORDE PARA SONHAR".


Em 2014 depois de dois anos sem Via Sacra e de uma restruturação que durou 3 longos anos, retomamos nosso trabalho na Via Sacra e nossos trabalhos com apresentações e missões.


Em 2015, por motivos técnicos e burocráticos não realizamos a Via Sacra, mas começamos um trabalho social junto a Pastoral dos Vicentinos, realizando uma encenação no orfanato com uma encenação de "Brincadeira de palhaço"; além de  conseguirmos realizar o tão aguardado sonho do Projeto "Vinde A MIM", (sonho deste 2014 emperrado por motivos burocráticos) um evento em conjunto com o grupo jovem Chamas do Senhor. Se tornando mais tarde, por orientação da Assembléia Paroquial, um evento paroquial.
Em dezembro de 2015 foi realizada a eleição para a coordenação de 2016, sendo eleitos: Wallan, Mateus e Rani, para coordenador, vice e secretária.